quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Você aprova o aumento das passagens?!


Você aprova o aumento das passagens?!
 A todas e todos, trabalhadores, jovens, estudantes, aposentados, artistas, portadores de necessidades especiais, donas de casa, pais e mães de família, assalariados, movimentos sociais. A toda população!!!
Mais uma vez fomos pegos de surpresa com um aumento nas passagens de ônibus. Sem nenhum debate com a população o prefeito aprovou um aumento para R$ 1,80. Uma punhalada nas costas do povo, que vai bancar o crescimento dos lucros dos empresários, pagando por um aumento muito acima da inflação do ano. Enquanto isso perguntamos: o salário do trabalhador aumentou na mesma medida?
Não podemos aceitar calados. Devemos empunhar nossas palavras de indignação e reclamar, afinal, o preço da passagem que pagamos é correspondente a de cidades como Fortaleza-CE, terceira maior cidade do Nordeste.
            Infelizmente os governos têm tratado o transporte público como mercadoria, o que não deveria acontecer. A prefeitura, que deveria fiscalizar a prestação do serviço e tornar o debate sobre o aumento um espaço de participação do povo, faz o jogo dos empresários acatando sempre os falsos argumentos dos tubarões do transporte, e agindo na calada da noite para implantar o aumento. Não é uma questão de cor partidária, independente do grupo que comanda a prefeitura, o jogo de cena entre os empresários e os gestores do município vem acontecendo sempre. Entra ano, sai ano, e nada muda.
            Ao invés de atender às demandas do povo organizado, os governos nos respondem com a polícia. No ano passado vários estudantes foram espancados, e oito de nossos companheiros/as foram presos.
Não nos calarão com ameaças de prisões ou processo! Não podem criminalizar o direito do povo de se organizar! Não aceitaremos o aumento! Não continuaremos explorados e maltratados por um péssimo serviço!
 Transporte não é mercadoria!

 “Uma flor nasceu na rua, passem de longe, bondes, ônibus, rios de aço do

tráfego
                 
(Carlos Drumond de Andrade)

Nenhum comentário: